A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) também pode ser usada para tratar a depressão. No primeiro momento, o médico que faz o acompanhamento do paciente identifica a necessidade do tratamento. As principais indicações da Estimulação Magnética Transcraniana para tratamento da depressão são:

  • Pacientes com depressão que não apresentaram melhora com medicamento.
  • Pacientes com alergias ou intolerância ao uso de antidepressivos.
  • Pacientes com depressão moderada em que a psicoterapia e os medicamentos não estão trazendo o resultado desejado.

Nesses casos, o procedimento de EMT é indicado como tratamento e pode também complementar os efeitos dos medicamentos antidepressivos e da psicoterapia.

Benefícios de tratar depressão com Estimulação Magnética Transcraniana

A EMT no tratamento da depressão produz alterações em regiões do cérebro envolvidas na regulação do humor, como o córtex pré-frontal. 

Em muitos casos esse procedimento substitui o uso de medicamentos, mas o médico é quem vai avaliar esta mudança. Os medicamentos em muitos casos alteram e influenciam o funcionamento do nosso organismo. Com a EMT, esses riscos estão eliminados.

Como funciona uma sessão 

Ao chegar no local, o paciente será ouvido pelo profissional de enfermagem que conduzirá a sessão. O paciente fica sentado em um poltrona e insere na cabeça uma touca com marcações e em seguida uma bubina, semelhante a um capacete.

A EMT não traz dores durante a aplicação,  não precisa de sedação ou anestesia geral. Portanto, os pacientes ficam totalmente acordados e conscientes durante o tratamento, podendo voltar para casa ao término da sessão que dura, em média, 15 minutos. A frequência do tratamento pode variar dependendo  da resposta de um indivíduo ao tratamento.

Efeitos colaterais da Estimulação Magnética Transcraniana

O efeito colateral mais comum que ocorre em aproximadamente um em cada 10 pacientes é um ligeiro desconforto e irritação no couro cabeludo durante a primeira sessão. Pode causar também uma leve dor de cabeça. E os efeitos tendem a diminuir ao longo do tratamento

Estimulação Magnética Transcraniana em Florianópolis

O tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana pode ser realizado na Neuron Dor. A clínica médica é especializada em atendimento a pacientes com dores crônicas. A Neuron Dor fica localizada no Centro de Florianópolis.

Para falar conosco sobre as sessões e EMT entre em contato conosco: Clique aqui para conversar via Whatsapp ou clique aqui para deixar seu contato.

Endereço: Rua Demétrio Ribeiro, n. 74, Sala 01, Centro, Florianópolis/SC

Telefone/Whatsapp: (48) 3380-3100.